terça-feira, 8 de maio de 2012

Endoesqueleto e Exoesqueleto

Endoesqueleto: 

endoesqueleto é uma estrutura de suporte interno de um animais . Em três filos e uma subclasse de animais, você pode encontrar muito diferentes complexidades endoskeletons: Chordata , Echinodermata , Porifera e Coleoidea .
O endoesqueleto permite que o corpo se mova, mais teneras função forma do animal, permitindo que a fixação dos músculos e tendões e proteger o sistema nervoso. Nos vertebrados superiores, também protege os órgãos vitais.
O verdadeiro endoesqueleto é derivado a partir do tecido de mesoderme e é característica de equinodermos e cordados. A borda Porifera consistem de espículasmicroscópica calcite ou silício ou também consistir de uma rede de espongina . Por seu lado, Coleoidea não tem o que pode ser considerado um endoesqueleto verdade, é sim um exoesqueleto dos moluscos evoluíram para estruturas internas, com a casca do choco é um exemplo claro. Eles têm cartilagem no seu corpo, não mineralizado, especialmente na cabeça, formando o que parece ser um crânio primitivo.
Uma das maiores vantagens do endoesqueleto exoesqueleto é o suporte estrutural importante que dá o corpo humano.





Exoesqueleto:

Em zoologia, chama-se exosqueleto à cutícula resistente, mas flexível, que cobre o corpo de muitos animais e protistas, fornecendo proteção para osórgãos internos, suporte para os músculos e evita também a perda de água.
As asas e outros apêndices dos artrópodes são formadas por expansões do exoesqueleto. Apesar das vantagens, o exoesqueleto configura-se como fator limitante ao crescimento dos animais, que necessitam realizar a ecdise, o processo no qual o animal deixa o seu exoesqueleto para aumentar de tamanho.
Outros animais, como os corais e outros organismos aquáticos (como os briozoáriossegregam exosqueletos de calcário (carbonato de cálcio). Estes animais são sésseis e, portanto, não necessitam de um exosqueleto leve, mas sim dum que lhes permita resistir aos predadores.
As tartarugas possuem igualmente um exosqueleto dérmico. No entanto, outros répteis, como o crocodilo, e várias espécies de peixes, têm também o corpo coberto de placas dérmicas, mas que não constituem um exosqueleto, uma vez que não têm ligação com os músculos.



Por: Suéllen Cavalcante Queiroz



3 comentários:

  1. parabens para quem criou iso merece um premio
    quando eu creser quero ser biologa eu amo a naturesa e os animas

    ResponderExcluir
  2. tambem acho prabens e quem tem face me add https://www.facebook.com/gabrielelias.marques.7?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir