quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como surgiu a vida na Terra?

              Como surgiu a vida na Terra?


  Há várias maneiras  de responder a essa pergunta , mesmo entre os cientistas e pesquisadores . Para a maioria deles , há cerca de 3,5 bilhões a 4 bilhões de anos , a vida surgiu de uma série de reações químicas ocorridas sob condições especiais , a partir de matéria não viva , rica em carbono.
  
  Mas também não há consenso a respeito da origem dessa matéria não viva (ela veio da Terra ou de fora dela?) nem sobre os processos pelos quais a vida surgiu.


  Alguns pesquisadores, fortalecidos pela notícia da recente descoberta de substâncias que continham carbono em uma nuvem de gás próxima ao centro da nossa galáxia, defendem a hipótese de que a matéria não viva da qual a vida se originou na Terra teria vindo de fora da Terra.


  Essa hipótese não é aceita pelo grupo de cientistas que realizaram experimentos nos quais buscaram reconstituir as condições da atmosfera da Terra primitiva ,com base na composição da atmosfera dos demais planetas do Sistema Solar .Para esses cientistas, o simples fato de que a atmosfera primitiva era formada principalmente de metano, amônia, hidrogênio, gás carbônico e monóxido de carbono, além de vapores de água, que contêm as mesmas substâncias que entram na composição dos seres vivos ,já era uma boa evidência de que a vida se formou da matéria não viva existente na própria Terra.Eles acreditam que, na atmosfera primitiva, esses gases, sujeitos à ação de várias fontes de energia, teriam reagido entre si, formando os primeiros compostos orgânicos, que,mais tarde, originaram as primeiras células .


  Na década de 1950, os cientistas Harold Urey e Stanley Miller, para testar essa hipótese, construíram um aparelho para simular as condições da atmosfera primitiva.


  
  No interior do aparelho colocaram amônia, metano, hidrogênio e vapor de água e ,para simular os raios que ocorriam durante as tempestades primitivas, essa mistura de gases recebeu descargas elétricas. Depois de uma semana, na água turva e avermelhada do aparelho, os cientistas encontraram substâncias chamadas de aminoácidos, exatamente as partículas que formam as proteínas que constituem as células e os seres vivos.


  Concluíram, portanto, que, na atmosfera primitiva, as substâncias misturadas à água devem ter formado uma "sopa orgânica" que,com o tempo,sofreu novas combinações e transformações,dando origem a uma forma viva parecida com uma célula muito simples. Uma célula que adquiriu a capacidade de se reproduzir, dando origem aos primeiros seres vivos do planeta Terra.     


Por : Thalita Bonino Justino 6ªH

Nenhum comentário:

Postar um comentário